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  • RF4.0 MKT - A sua Marca Digital!

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O propósito da RF4.0 MKT é auxiliar o empreendedor Brasileiro e empresas de pequeno e médio porte á tornarem-se mais competitivas diante do cenário de constante transformação na rede mundial de computadores.

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RF4.0 MKT oferece serviços completos de Marketing digital, como, Desenvolvimento de sites, consultoria e Gestão de Mídias Sociais, estratégias para um Branding de Marca Digital, análise SWOT da empresa no ambiente on-line, Planejamento de crescimento mensal para o seu negócio, Funil de Vendas, Gerenciamento e analises critíca do comportamento dos leads ( potenciais clientes), Engajamento dos leads em pontos de conversão, paginas de captura que convertem, Landing page promocionais, SEO, Hospedagem e Manutenção integral do site, Ajustes e atualização de imagens e artigos de interação, Gestão de Google Adwords, Gestão de campanhas e emissão de relatórios, Analise e sugestão de investimentos, Composição de palavras chave, Criação de Sites, Semântica e gerenciamento de perfis no MKT place.

Como e Porque Registrar sua Marca

A marca está entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. É que ela é a principal ligação entre o negócio e o cliente; é, ainda, uma forma de identificação e diferenciação.

Proteja a sua marca

Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente de possíveis copiadores e da concorrência, além de ganhar espaço no mercado. Para isso, é preciso procurar o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e fazer o pedido, que será examinado de acordo com a Lei de Propriedade Industrial e demais resoluções administrativas do órgão.

A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional, que pode ser estendido para mais 137 países. Isso porque o Brasil é membro da Convenção da União de Paris de 1883 (CUP) em seu ramo de atividade econômica. Então, caso o produto ou o serviço inovador seja um sucesso, ao proteger a marca, o empreendedor terá assegurado legalmente o direito de explorar e usufruir os benefícios gerados por sua invenção.

Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação refletirá no futuro fluxo de caixa da empresa.

Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca. Ele é concedido pelo INPI e tem a duração inicial de dez anos, prorrogáveis.

Apesar dos custos envolvidos, o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação refletirá no futuro fluxo de caixa.

Pontos importantes

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1. Consulte as marcas já registradas

Antes de pensar em sua marca e em seu registro, é importante fazer uma consulta ao Sistema de busca de marcas do INPI. Nele, descubra se já existe alguma marca com o nome ou o desenho que você pretende registrar. A prioridade para o registro é sempre da empresa que o solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.

2. Defina o setor da sua marca

É importante que você saiba que uma mesma marca pode ser registrada para diferentes setores de atividade. É isso que permite, por exemplo, que possa existir um hotel, um cigarro e uma marca de eletrodomésticos com o mesmo nome. Conheça os setores em que as marcas podem ser registradas separadamente.

3. Conheça e defina a apresentação da sua marca

Antes de dar a entrada no pedido, você deve ter claro quais são os tipos de marca e em qual a sua se encaixa. Será apenas o nome comercial? Terá uma logomarca? É uma marca física (tridimensional)? É esse o momento de decidir definitivamente sua forma de apresentação.

4. Defina a natureza da sua marca

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É importante também conhecer e estabelecer a classificação da sua marca: se ela é de um produto, um serviço, uma marca coletiva ou de certificação.

5. Veja quais são as taxas

Para fazer o registro de uma marca, é necessário pagar pelo menos duas taxas. Uma no momento da entrada do pedido e outra quando receber o registro. Se durante o processo for solicitada alguma outra ação, como a apresentação de documentos complementares, outras taxas podem ser solicitadas.

Acompanhamento

O processo de registro da marca é composto por várias etapas e dura em média dois anos. Nesse tempo, o INPI pode solicitar mais informações ou documentos, e o pedido é levado a público para oposição (se alguém se opõe ao registro da marca), os técnicos analisam e chega-se a uma conclusão: deferimento ou indeferimento. Você deve sempre acompanhá-lo fazendo uma busca pelo número do seu pedido na Revista de Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente pelo INPI.

Exame formal

Após o pedido protocolado, o INPI fará um exame formal no pedido. Nessa fase, o órgão pode fazer exigências de documentação comprobatória ou outros documentos. É importante estar atento à RPI porque você tem apenas cinco dias para apresentar o que foi exigido. Se tudo estiver correto, a entidade publica o pedido de registro da marca e abre um prazo de 60 dias para que terceiros se manifestem contra o pedido.

Prazo para oposições

Se houver manifestação, você tem 60 dias para contestá-la. Após esse período o INPI faz um exame formal, pode exigir documentação tanto da sua parte ou da parte que apresentou a oposição, e decide pelo deferimento ou não do pedido.

Deferimento

Se não houver manifestações de oposição ou depois que o processo de oposição termine, o INPI julga procedente o registro da marca se não houver coincidências com outras marcas ou por haver suficientes formas que a distingam de outras já registradas. Você tem 60 dias para pagar as taxas de proteção dos primeiros dez anos da marca. Se não pagar, o processo é arquivado.

Enfim, marca registrada!

Após o pagamento, a marca é efetivamente registrada e você tem seus direitos de uso assegurados. A concessão é publicada e o registro da marca é emitido.

Indeferimento

Se o pedido foi indeferido, você pode apresentar recurso em um prazo de 60 dias, que será reavaliado pelos técnicos do INPI.

Natureza da marca

A natureza da marca pode ser classificada quanto ao domicílio do proprietário ou uso.

1. Natureza da marca quanto ao domicílio do proprietário:

Brasileira: aquela regularmente depositada no Brasil por pessoa domiciliada no país.

Estrangeira: aquela regularmente depositada no Brasil, mas por pessoa não domiciliada no país. Também pode ser aquela que, mesmo depositada regularmente em país vinculado a acordo ou tratado do qual o Brasil seja partícipe ou em organização internacional da qual o país faça parte, seja depositada no território nacional no prazo estipulado no respectivo acordo ou tratado, e cujo depósito contenha reivindicação de prioridade em relação à data do primeiro pedido.

2. Natureza da marca quanto ao uso:

De produtos ou serviços: aquela usada para distinguir um produto de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origens diversas.

Coletiva: aquela usada para identificar produto ou serviço provindo de membros de uma determinada entidade.

De certificação: aquela que se destina a atestar a conformidade de um produto ou um serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, à natureza, ao material utilizado e à metodologia empregada.

Apresentação da marca

Quanto à apresentação, a marca pode ter quatro classificações:

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Acompanhe texto na integra através

Saiba mais sobre esse tema e muitos outros assuntos pertinentes a você empreendedor brasileiro através do link https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/

Pitch de Vendas! O que é? E como fazer o seu!

O mercado está cada dia mais concorrido, exigente, distraído e apressado, ou seja, você tem pouco tempo para chamar a atenção do seu futuro cliente. Por isso, é imprescindível saber VENDER.
.
pitch é uma breve apresentação para que novos negócios possam atrair a atenção de investidores e clientes.

O encontro em si não é uma reunião de negócios, mas o objetivo é que esse seja o primeiro passo para concretizar o investimento ou o negócio.

É um grande desafio para um empreendedor, em poucos minutos, se apresentar de forma clara, sucinta e atrativa.  .

Reunimos nesse artigo os princípios básicos e algumas estrategias para que você possa vender seu produto ou serviço. Porque pessoas só compram de quem elas confiam!

O significado de pitch de vendas começa por aí.

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“Pitch” vem de “elevator pitch”, uma espécie de “discurso de elevador” usado pelas startups do Vale do Silício para apresentar ideias para investidores.

Como essas apresentações precisavam ser curtas para não tomar o concorrido tempo desses executivos, também tinham que despertar o interesse e serem convincentes.

Tudo isso dentro do intervalo de tempo de uma corrida de elevador.

Parece loucura ou exagero de empreendedor empolgado em vender logo seu produto, mas foi assim que o famoso “pitch de elevador” foi adaptado para o mundo das vendas.

Um bom Pitch de vendas precisa ser:

Curto a ponto de durar o tempo de uma “corrida de elevador”.

Interessante para ajudar a resolver os problemas de quem está assistindo.

E convincente para ao ponto de gerar a confiança necessária para se converter em uma compra.

Nada pior que um pitch de vendas robotizado, parecendo decorado e com pouca espontaneidade. Isso desperta falta de confiança na outra parte.

Seja natural, passe segurança sem deixar de ser RÁPIDO, PRÁTICO E OBJETIVO.

Depois de entender o que é pitch de vendas, seu significado e a importância. Praticar é a melhor forma de confirmar se aprendemos de verdade.

1. Estude seu Público Alvo

O ponto de partida de um pitch de vendas matador é a conexão com o público alvo .

Para obter informações sobre seu público alvo, estude o conhecimento prévio de quem vai ouvir e o histórico dessas pessoas.

Pesquise sobre empresas que estarão presentes, quem são os tomadores de decisão histórico e realizações dessas organizações avalie ONDE e COMO seu negócio pode gerar valor para essas pessoas.

Evite suposições e não trabalhe com achismos.

É com base nos dados que coletar que o pitch de vendas começa a tomar forma.

2. Tenha uma Meta

Para seguir em frente, tenha em mente um objetivo que possa responder à seguinte pergunta: por que você quer criar um pitch?

Precisa funcionar como um foco para que a apresentação tenha um embasamento e propósito definidos.

Uma vez com essa resposta clara e objetiva enraizada em sua mente com certeza você vai desenvolver um Pitch de Vendas IMBATÍVEL.

Ter um objetivo claro é a melhor forma de fazer as pessoas entenderem exatamente o que você está buscando.

3. Não Tente só Vender, Ofereça Soluções

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Partindo do princípio de que já conhece seu público e conhece as suas necessidades e expectativas, chegou a hora de gerar soluções que além de atender vão superar suas expectativas.

Procure adaptar as informações que vai apresentar para dar foco aos pontos mais estratégicos para esse público. Em outras palavras “Diga o que eles querem ouvir”

Foque em resolver as dificuldades do comprador e se mostre como um aliado para ajudá-lo a atingir os objetivos dele.

Lembre-se, não existir uma fórmula mágica para aprender como fazer um bom pitch de vendas, mas criar uma apresentação engessada está totalmente fora de cogitação.

O propósito do Pitch de vendas é se demonstrar conhecedor de sua proposta e estar preparado para qualquer situação e acima de tudo encantar seu público.

4. Objeções vão Acontecer

Por mais que as objeções apareçam, elas são algo natural e fazem parte do processo comercial. Lembrem-se “Você começa a VENDER a partir do primeiro não.

Respire fundo e prepare-se para enfrentar resistências como “preciso pensar” ou “só consigo tomar essa decisão futuramente”.

Em geral, as objeções acontecem pelas seguintes razões:

  • Muitas pessoas envolvidas no processo de decisão
  • Falta de dinheiro
  • Falta de confiança na oferta
  • O prospect ainda não se convenceu que precisa da solução.

Você precisa estar preparado para contornar cada uma delas se preparar ao máximo para superar.

Para convencer é preciso conhecer, logo você que precisa se dedicar em conversar e compreender o prospect.

5. Agora é a Hora de Encantar!

E agora é que vem o diferencial do seu produto/serviço do seu negócio ou melhor chegou a hora de VOCÊ fazer a diferença, entender o que falta para ENCANTAR de verdade seu futuro cliente. Selecione aqueles que você identificou as objeções mais fáceis de contornar e ganha a confiança do cliente, trazendo a solução definitiva para a sua objeção que muitas vezes ele ainda nem te falou mais você já identificou e solucionou a questão!

Além disso você ainda vai gerar o que em marketing chamamos de “prova social” que nada mais é que o testemunho real de um novo cliente que efetivamente COMPROU sua ideia. E que pode ser o empurrão que faltava para os demais se convencerem da proposta.

6. Aponte seus Benefícios, não Descreva Características

Seguindo na linha da dica anterior, tenho mais uma.

Para chamar a atenção do prospect que ainda está indeciso e fazer com que ele se convença e efetive a compra. Não dê ênfase às características mostre com exemplos reais o que a solução pode fazer pelo cliente.

Lembre-se de que VOCÊ deve dizer o que ele quer ouvir e isso significa?

“Como sua solução pode resolver os problemas dele”

7. Fechamento da Venda

Seu pitch de vendas terminou e você ficou com vergonha de perguntar ao cliente se ele quer comprar sua solução?

Acalme-se! Você está indo muito bem até aqui, não fique ansioso para não ficar arrependido. Continue focado, espere o momento certo para arrematar o negócio.

Veja só: 85% das interações entre vendedores e clientes terminam sem que o vendedor peça a venda, segundo um levantamento publicado no site da NASP (Associação de Profissionais de Vendas dos Estados Unidos).

Veja algumas dicas rápidas para não entrar para essa estatística:

  • Dê opções aos clientes, perguntando sobre a sua preferência
  • Evite usar palavras como “compre” e “preço” para não assustar
  • Seja criativo ao mostrar que entendeu como a proposta pode se encaixar à necessidade do cliente.

Agora vamos a alguns exemplos práticos novamente

“Certo. Notei que o investimento está dentro do seu orçamento e que pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Posso apresentar uma proposta de como colocar isso em prática?”

“Nossa empresa conta com mais de 10 soluções em Mkt digital, mas tomei a liberdade de selecionar 3 delas que tenho certeza que atenderão às suas necessidades.”

“Entendo a sua opinião a respeito e já conheci muitas empresas que passaram pela mesma experiência. Mas existe uma solução para reverter essa situação.”

O que Aprendemos Juntos!

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Neste artigo, aprendemos que somente com a prática podemos dizer que entendemos e aprendemos alguma coisa. Não estamos mais na escola onde precisávamos apenas decorar fórmulas ou datas para passar em uma prova. Cada pitch de vendas é uma final de copa do mundo ou seja vale tudo ou nada. Ou seja não decorando uma apresentação que você vai conseguir o tão esperado fechamento, mas sim Dominando o assunto sendo conhecedor pleno e absoluto do que está falando e vendendo.

Como você viu, não existe uma solução mágica para criar o pitch ideal . O fundamental é colocar o cliente no foco da conversa para que o discurso se torne realmente interessante e convincente.

Quanto mais você treinar, errar, corrigir e continuar melhor você vai ficar!

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Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp

Com o surgimento das mensagens instantâneas, cada vez mais as pessoas evitam falar ao telefone, dando preferência aos prestadores de serviço que realizam atendimento pelo WhatsApp.

Não basta apenas ter um telefone, um perfil cadastrado no aplicativo de mensagens e divulgar o seu número.

Por isso, separamos aqui algumas estratégias que podem ser aplicadas para te ajudar a conquistar mais clientes!

TENHA UM PERFIL PROFISSIONAL

O WhatsApp é uma ferramenta que utilizamos para nos comunicar com nossos amigos e familiares e, por isso, é comum colocarmos fotos mais descontraídas no perfil, como em uma praia, festa etc.

No entanto, quando o aplicativo também é usado para entrar em contato com clientes, é fundamental tomar cuidado para não expormos demais nossas vidas pessoais.

O indicado é colocar imagens que transmitam a ideia de profissionalismo. Para isso, vista sua melhor camisa e peça para que alguém tire uma foto para você.

Além de demonstrar seriedade no trabalho, isso passa mais confiança para quem deseja contratá-lo.

TOME CUIDADO COM AS MENSAGENS DE TEXTO

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Se você não puder ter um número exclusivo, é melhor tomar cuidado com as mensagens e sempre conferir o destinatário antes de clicar em “enviar”.

Ao mandar mensagens indevidas, além de manchar a sua reputação, você pode acabar causando um grande desconforto entre vocês.

Mas não é só isso! Também é importante tomar cuidado para não passar a impressão errada e parecer uma pessoa grosseira com o cliente.

Busque ser sempre bem-educado e informe apenas o que é necessário — nada de blocos de texto muito longos.

EVITE ÁUDIOS LONGOS

Em alguns momentos, pode ser que você precise dizer algo que, se fosse para ser digitado, demoraria muito tempo e não tornaria a comunicação prática.

No entanto, enviar mensagens de voz muito extensas também pode ser um pesadelo para quem está ouvindo.

Então, tente dividir as informações em diferentes áudios — o ideal é que eles não passem de 1 minuto.

ENVIE MENSAGENS SOMENTE QUEM AUTORIZOU

Ainda não é todo mundo que gosta de ser chamado no WhatsApp quando o assunto é trabalho.

Por isso, antes de se comunicar com o cliente pelo aplicativo, não se esqueça de pedir a autorização para que a comunicação seja feita por ali.

Além de ser a atitude de um bom profissional, isso também demonstra que você respeita a privacidade do outro.

RESPONDA AS MENSAGENS COM AGILIDADE

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Imagine que você tenha mandado uma mensagem para alguém, e a pessoa demora horas para responder — bem frustrante, não é mesmo?

Confira sempre se há notificações de mensagens em seu smartphone ou, se preferir, determine horários de atendimento ao cliente (e não deixe de informá-los desse horário, é claro).

Para facilitar, você pode utilizar o status do WhatsApp para informar os períodos em que estará online, por exemplo.

APROVEITE OS RECURSOS DO APP

O WhatsApp oferece uma série de ações que podem ser usadas a seu favor.

Você pode, por exemplo, usar a chamada de vídeo para mostrar para um cliente como andam as atividades na obra.

Enfim, as inovações tecnológicas nos oferecem diversas facilidades para o dia a dia, e o atendimento pelo WhatsApp é uma delas.

Com ele, você se coloca a frente dos concorrentes, já que fica mais acessível para entrar em contato com os clientes.

Como utilizar confirmação em duas etapas

A  Confirmação em duas etapas é um recurso fundamental para ampliar a segurança nas negociações e possíveis transações econômicas funciona como uma camada extra de segurança para sua conta.

Com a confirmação em duas etapas ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp.

Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Ao ativar esse recurso, você poderá inserir seu endereço de e-mail.

Caso você esqueça seu PIN de seis dígitos, o WhatsApp enviará um link a esse e-mail para desativar a confirmação em duas etapas. Isso também ajudará você a proteger sua conta.

Como nós não verificamos esse e-mail para confirmar sua autenticidade, recomendamos que você forneça um endereço de e-mail autêntico para reduzir o risco de ficar sem acesso à sua conta, caso você esqueça seu PIN.

Importante: se você receber um e-mail para desativar a confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link.

Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.

Como receber pagamento pelo WhatsApp

WhastApp no ultimo 15/06 lança no Brasil a funcionalidade para receber e enviar pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Trata-se do envio e recebimento de dinheiro sem sair do aplicativo, tudo baseado na plataforma Facebook Pay.

No primeiro momento só será possível enviar dinheiro quem for cliente do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, via cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard. 

A funcionalidade será liberada aos poucos para os usuários do aplicativo e, por isso, talvez não apareça imediatamente no seu aplicativo.

É uma funcionalidade que estará disponível tanto no WhatsApp quanto no WhatsApp Business, que aliada ao cadastramento de produtos/serviços no catálogo da sua empresa, poderá facilitar muito o processo de venda e cobrança.

Como se cadastrar para enviar ou receber dinheiro no Whatsapp?

Assista o vídeo:

Como enviar dinheiro no Whats

Assista o vídeo:

Então, aproveite o máximo possível essa ferramenta!

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Fontes para o artigo Sebrae e whatsApp Brasil

Ações de Marketing Digital para Você Empreendedor Enfrentar a Crise do Coronavírus

Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca – e o marketing digital pode ajudar nesse processo.

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1. Invista em Presença Digital
Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes.

2. Fique Próximo do seu Cliente
Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. Entretanto nesse momento mais do que nunca fique próximo de seus clientes, faça contato diariamente multiplique boas praticas noticias importantes que podem ajuda-los enfim faça-se presente de forma prestativa

3. Ofereça Conteúdos de Valor
Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. 

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4. Invista na geração de Leads
Definição de Leads: pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.

5. Considere investir em anúncios online
A construção de relacionamento a longo prazo é importante, mas nesse momento as estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não é Garantia resultados. “Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas.

6º Influenciadores

Todos sabemos que a melhor propaganda é o boca á boca e os influenciadores podem ser um divisor de águas nessa estratégia. Mas não pense que influenciadores são algo fora do comum para o pequeno e até o micro empreendedor.

Muitos trabalham com permuta de produtos e serviços o que precisa ser avaliado se o influenciador contratado vai atingir o seu público alvo.

7º Defina Objetivos

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. “Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões.

A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. “Todos já vão começar a tentar viver uma vida normal”. Este, diz ele, será o momento com mais oportunidades para o digital. Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro.

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Pandemia Domina Buscas na internet

Com a pandemia do novo coronavírus se desenvolvendo com rapidez, ganha velocidade também o interesse dos cidadãos por entender melhor esse fenômeno e acompanhar as respostas a ele.

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De acordo com dados repassados à Agência Brasil, os assuntos mais pesquisados no mecanismo Google nos últimos dias são informações sobre o novo coronavírus e formas de prevenção, as mudanças nos estabelecimentos comerciais e as alterações nas fronteiras do país e de divisas das unidades da federação.

As principais perguntas envolvendo o tema nesta sexta-feira (20), de acordo com levantamento interno do Google, foram:

O que é coronavírus?

De onde surgiu o coronavírus?

Quando surgiu o coronavírus?

O que é coriza?

O que é Pandemia?

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Fronteiras

A busca por fronteiras atingiu seu maior ápice nos últimos cinco anos. Nesta semana o governo federal anunciou que fecharia as fronteiras terrestres em relação a todos os países da América do Sul, à exceção do Uruguai. Em relação a este último, os Executivos dos dois países ainda discutem uma solução comum.

Também foi anunciada a restrição da entrada de pessoas de países afetados pelo coronavírus por via aérea.

Fica impedida a chegada de passageiros estrangeiros vindos da China, de países-membros da União Europeia, da Islândia, da Noruega, da Suíça, do Reino Unido e da Irlanda do Norte, da Austrália, do Japão, da Malásia e da Coreia do Sul. A decisão não incluiu os Estados Unidos, país com maior número de casos na América do Norte.

Governos estaduais anunciaram o fechamento de divisas e de aeroportos. Foi o caso do Rio de Janeiro, que suspendeu a entrada de passageiros de voos internacionais e vindos de estados com situação de emergência decretada.

Na sexta-feira (20) o Ministério da Infraestrutura divulgou nota afirmando que não há orientação para fechar portos e aeroportos, o que foi seguido por agências regulatórias, como a de aviação civil (ANAC) e a de transportes aquaviários (Antaq).

O que ABRE e o que FECHA

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Outro tema de bastante interesse entre os internautas é quais estabelecimentos foram obrigados a fechar e quais ficam abertos. Em parte das unidades da federação, governadores decidiram restringir lojas, centros de compra (como shoppings e feiras) e espaços de entretenimento, mantendo abertos supermercados, farmácias e restaurantes.

No Distrito Federal, por exemplo, o governo local determinou o fechamento do comércio, academias, bares e casas noturnas até o dia 5 de abril. O governo do Rio de Janeiro determinou o fechamento de teatros e cinemas.

Outros governos estaduais também adotaram essa providência, como Paraná e Goiás. No primeiro caso, o decreto do governador Ratinho Júnior focou em shoppings, galerias, academias e congêneres.

O governador goiano Ronaldo Caiado decretou limitação semelhante, abarcando comércios e espaços de lazer, como bares, boates, teatros e cinemas.

O governador de São Paulo, João Dória, anunciou o fechamento do que chamou de serviços públicos não essenciais do estado, como zoológico, unidades de conservação e parques. Diversas repartições funcionarão com atendimento virtual.

Dória recomendou a suspensão das atividades de shoppings e academias na região central do estado. O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, também decidiu pelo fechamento de comércios. O governador do Ceará, Camilo Santana, determinou a suspensão de indústrias, comércios, bares, restaurantes e do transporte intermunicipal, além de colocar barreiras nas divisas do estado.

O que Fazer em Casa

O levantamento do Google também verificou uma grande procura por formas de passar o tempo em casa.

Em cada cidade ou estado, atividades vêm sendo oferecidas, inclusive de graça. Instituições de ensino ofertaram cursos à distância, como a Fundação Getúlio Vargas ou a Universidade de São Paulo.

Profissionais liberais utilizam seus perfis nas redes sociais para disponibilizar cursos, orientações acerca de atividades, como exercícios ou brincadeiras para crianças.

Artistas vêm promovendo shows a distância, como a cantora carioca Tereza Cristina e ou o cantor Leoni. Até mesmo um festival foi transmitido pela Internet, o #tamojunto, organizado pelo jornal O Globo. O selo Biscoito Fino vai veicular shows diversos gravados em DVD.

Acesse o link e confira atualizações em tempo real https://www.covidvisualizer.com/

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