Se a internet já era importante para os negócios, hoje ela virou a única alternativa para muitos deles. Conectar-se aos clientes é mais importante do que nunca – e o marketing digital pode ajudar nesse processo.

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1. Invista em Presença Digital
Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes.

2. Fique Próximo do seu Cliente
Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. Entretanto nesse momento mais do que nunca fique próximo de seus clientes, faça contato diariamente multiplique boas praticas noticias importantes que podem ajuda-los enfim faça-se presente de forma prestativa

3. Ofereça Conteúdos de Valor
Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. 

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4. Invista na geração de Leads
Definição de Leads: pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo.

5. Considere investir em anúncios online
A construção de relacionamento a longo prazo é importante, mas nesse momento as estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

Só colocá-los no ar, porém, não é Garantia resultados. “Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas.

6º Influenciadores

Todos sabemos que a melhor propaganda é o boca á boca e os influenciadores podem ser um divisor de águas nessa estratégia. Mas não pense que influenciadores são algo fora do comum para o pequeno e até o micro empreendedor.

Muitos trabalham com permuta de produtos e serviços o que precisa ser avaliado se o influenciador contratado vai atingir o seu público alvo.

7º Defina Objetivos

Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. “Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve, análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões.

A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. “Todos já vão começar a tentar viver uma vida normal”. Este, diz ele, será o momento com mais oportunidades para o digital. Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro.

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