Com o surgimento das mensagens instantâneas, cada vez mais as pessoas evitam falar ao telefone, dando preferência aos prestadores de serviço que realizam atendimento pelo WhatsApp.

Não basta apenas ter um telefone, um perfil cadastrado no aplicativo de mensagens e divulgar o seu número.

Por isso, separamos aqui algumas estratégias que podem ser aplicadas para te ajudar a conquistar mais clientes!

TENHA UM PERFIL PROFISSIONAL

O WhatsApp é uma ferramenta que utilizamos para nos comunicar com nossos amigos e familiares e, por isso, é comum colocarmos fotos mais descontraídas no perfil, como em uma praia, festa etc.

No entanto, quando o aplicativo também é usado para entrar em contato com clientes, é fundamental tomar cuidado para não expormos demais nossas vidas pessoais.

O indicado é colocar imagens que transmitam a ideia de profissionalismo. Para isso, vista sua melhor camisa e peça para que alguém tire uma foto para você.

Além de demonstrar seriedade no trabalho, isso passa mais confiança para quem deseja contratá-lo.

TOME CUIDADO COM AS MENSAGENS DE TEXTO

RF4.0 MKT Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp whatsapp-AUDIOS-1024x576

Se você não puder ter um número exclusivo, é melhor tomar cuidado com as mensagens e sempre conferir o destinatário antes de clicar em “enviar”.

Ao mandar mensagens indevidas, além de manchar a sua reputação, você pode acabar causando um grande desconforto entre vocês.

Mas não é só isso! Também é importante tomar cuidado para não passar a impressão errada e parecer uma pessoa grosseira com o cliente.

Busque ser sempre bem-educado e informe apenas o que é necessário — nada de blocos de texto muito longos.

EVITE ÁUDIOS LONGOS

Em alguns momentos, pode ser que você precise dizer algo que, se fosse para ser digitado, demoraria muito tempo e não tornaria a comunicação prática.

No entanto, enviar mensagens de voz muito extensas também pode ser um pesadelo para quem está ouvindo.

Então, tente dividir as informações em diferentes áudios — o ideal é que eles não passem de 1 minuto.

ENVIE MENSAGENS SOMENTE QUEM AUTORIZOU

Ainda não é todo mundo que gosta de ser chamado no WhatsApp quando o assunto é trabalho.

Por isso, antes de se comunicar com o cliente pelo aplicativo, não se esqueça de pedir a autorização para que a comunicação seja feita por ali.

Além de ser a atitude de um bom profissional, isso também demonstra que você respeita a privacidade do outro.

RESPONDA AS MENSAGENS COM AGILIDADE

RF4.0 MKT Atendimento ao Cliente pelo WhatsApp HHHHHHHHHHHHHHHAAA-1024x676

Imagine que você tenha mandado uma mensagem para alguém, e a pessoa demora horas para responder — bem frustrante, não é mesmo?

Confira sempre se há notificações de mensagens em seu smartphone ou, se preferir, determine horários de atendimento ao cliente (e não deixe de informá-los desse horário, é claro).

Para facilitar, você pode utilizar o status do WhatsApp para informar os períodos em que estará online, por exemplo.

APROVEITE OS RECURSOS DO APP

O WhatsApp oferece uma série de ações que podem ser usadas a seu favor.

Você pode, por exemplo, usar a chamada de vídeo para mostrar para um cliente como andam as atividades na obra.

Enfim, as inovações tecnológicas nos oferecem diversas facilidades para o dia a dia, e o atendimento pelo WhatsApp é uma delas.

Com ele, você se coloca a frente dos concorrentes, já que fica mais acessível para entrar em contato com os clientes.

Como utilizar confirmação em duas etapas

A  Confirmação em duas etapas é um recurso fundamental para ampliar a segurança nas negociações e possíveis transações econômicas funciona como uma camada extra de segurança para sua conta.

Com a confirmação em duas etapas ativada, você precisará digitar o PIN de seis dígitos todas as vezes que quiser confirmar seu número no WhatsApp.

Para ativar a confirmação em duas etapas, no WhatsApp abra: Configurações (Android) / Ajustes (iOS) > Conta > Confirmação em duas etapas > ATIVAR.

Ao ativar esse recurso, você poderá inserir seu endereço de e-mail.

Caso você esqueça seu PIN de seis dígitos, o WhatsApp enviará um link a esse e-mail para desativar a confirmação em duas etapas. Isso também ajudará você a proteger sua conta.

Como nós não verificamos esse e-mail para confirmar sua autenticidade, recomendamos que você forneça um endereço de e-mail autêntico para reduzir o risco de ficar sem acesso à sua conta, caso você esqueça seu PIN.

Importante: se você receber um e-mail para desativar a confirmação em duas etapas sem tê-lo solicitado, não clique no link.

Outra pessoa pode estar tentando confirmar seu número de telefone no WhatsApp.

Como receber pagamento pelo WhatsApp

WhastApp no ultimo 15/06 lança no Brasil a funcionalidade para receber e enviar pagamentos diretamente pelo aplicativo.

Trata-se do envio e recebimento de dinheiro sem sair do aplicativo, tudo baseado na plataforma Facebook Pay.

No primeiro momento só será possível enviar dinheiro quem for cliente do Banco do Brasil, Sicredi e Nubank, via cartão de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard. 

A funcionalidade será liberada aos poucos para os usuários do aplicativo e, por isso, talvez não apareça imediatamente no seu aplicativo.

É uma funcionalidade que estará disponível tanto no WhatsApp quanto no WhatsApp Business, que aliada ao cadastramento de produtos/serviços no catálogo da sua empresa, poderá facilitar muito o processo de venda e cobrança.

Como se cadastrar para enviar ou receber dinheiro no Whatsapp?

Assista o vídeo:

Como enviar dinheiro no Whats

Assista o vídeo:

Então, aproveite o máximo possível essa ferramenta!

Gostou desse artigo ? Então acompanhe nossas redes sociais e fique ligado nas novas dicas

Fontes para o artigo Sebrae e whatsApp Brasil