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Vender  bolos pode parecer uma ideia bastante simples de negócio.

Porem essa, sem dúvidas, é uma das escolhas mais certeiras que um empreendedor pode fazer, afinal, quem é que não gosta de um bolo a qualquer hora do dia?

No entanto, apesar de parecer algo simples, é importante compreender que há estratégias que devem ser usadas para aumentar a venda dos produtos.

Seja para comemorar um dia especial, para uma sobremesa após as refeições ou, até, para presentear alguém, o bolo é sempre bem-vindo.

E a boa notícia é que o setor alimentício é um dos que menos sofre durante as crises econômicas!

Sabendo de tanta vantagem, você certamente pensou:

Vou abrir o meu negócio para vender bolos agora mesmo.

Mas vamos devagar, antes de qualquer iniciativa, confira algumas estratégias essenciais para que você não tome prejuízos.

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo em direção ao sucesso.

Resultados satisfatórios não vão surgir sem uma boa preparação preliminar.

Então, lembre-se de que essa etapa é primordial e indispensável.

É preciso planejar quais serão todos os seus próximos passos:

Qual será o seu investimento inicial?

O que você deseja alcançar com o negócio?

Deseja expandir futuramente?

Quais vão ser as suas medidas de controle de custos?

Quais serão as suas metas mensais e anuais?

E quais serão os seus objetivos a longo prazo?

Todos esses detalhes precisam ser muito bem pensados e arquivados, o que pode ser feito em uma planilha mesmo.

O importante é ter controle de tudo aquilo que você vai precisar para dar um gás ao seu negócio.

Investimento

Mesmo que você pretenda trabalhar em casa, é necessário investir em ingredientes e materiais para vender os bolos.

Lembrando ainda que a cozinha precisa ter um tamanho razoável, com espaço adequado para o armazenamento dos produtos e para o preparo das receitas.

Além disso, você também vai precisar de fogão, geladeira e de utensílios, como tigelas e batedeira.

Uma dica é procurar na Internet por sites ou vídeos que ensinem a fazer bolos, a fim de entender quais equipamentos essa tarefa requer.

Caso ainda não possua os utensílios necessários, você vai precisar de recursos para adquiri-los.

Então faça o cálculo e analise se isso é possível!

Não deixe, também, de selecionar as receitas e de calcular o valor dos ingredientes.

Há aquelas que são mais em conta que outras, por isso é interessante ponderar no momento de montar o seu cardápio.

Diferencial da embalagem

Todos aqueles que têm um negócio de confeitaria precisam compreender a importância de atentar para os diversos tipos de embalagem para bolo que se encontram disponíveis no mercado.

Considerando as várias opções de doces, os bolos se encontram entre as mais frágeis e podem se despedaçar facilmente, dependendo da receita.

É por esse motivo que as embalagens precisam ser escolhidas cuidadosamente, tanto para a exposição em balcões de confeitarias e panificadoras quanto para entrega em domicílio.

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Seleção das receitas

Você pode fazer bolos tradicionais, como de milho, fubá, maçã com canela, limão ou o clássico cenoura com chocolate.

Suas receitas são bastante simples, com baixo custo e grande procura no dia a dia.

É possível investir em sabores mais trabalhados, com diferentes coberturas e recheios com combinações e apresentação diferenciada  

Esses bolos geralmente são procurados para eventos como despedidas, casamentos, aniversários e, geralmente, custam mais caro.

Bolos de Leite Ninho e de Kit Kat, por exemplo, são excelentes ideias bastante atuais.

Portanto, defina com quais receitas você vai trabalhar e deixe isso bem claro para seus clientes.

Quando for divulgar on line ou distribuir panfletos, apresente logo todas as opções e preços.

Flexibilidade também chama a atenção do público.

Uma boa dica é permitir que montem o bolo da forma como preferirem. Disponibilize, por exemplo, cinco opções de massa e três de cobertura. Quem decide a combinação é o cliente.

Dinâmica inovadora

Não deixe de explorar segmentos de mercado que não foram trabalhados ainda e busque ampliar as suas possibilidades para além de amigos e familiares.

Defina o conceito do seu produto e procure o nicho de mercado onde ele será bem aceito.

Uma dica bastante útil é apresentar os bolos para empresas de treinamento e grandes escritórios, como opção de coffee break!

Marketing digital e promoções

E, é claro, não poderíamos deixar de falar sobre a importância da divulgação.

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A internet é um presente para os negócios. Fazendo uso de ferramentas adequadas, você consegue divulgar os seus produtos de forma eficaz, alcançando pessoas e empresas que jamais havia imaginado.

O segredo é trabalhar de maneira bastante diferenciada, consistente e profissional, já que a concorrência no meio virtual é extremamente significativa.

E necessário um bom gerenciamento das contas nas redes sociais, investir em um website com funcionalidade que podem valorizar a exposição de seus bolos.

Lembre-se de que fazer promoções atraentes também é indispensável para aumentar as vendas.

A dica mais importante e que serve para qualquer negócio é:

Persista!

A ansiedade de obter resultados rápidos pode fazer com que novos investidores desistam precipitadamente do empreendimento.

É preciso ter foco e, sobretudo, acreditar no potencial do produto.

Além disso, é fundamental estar sempre disposto a mudar de estratégia quando necessário.  

Mantenha-se inspirado por exemplos de negócio que começaram com venda de bolos caseiros e que, hoje, são referência no mercado.

Seguindo todas essas estratégias, esse com certeza será o seu destino!

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