Mas como as construtoras e profissionais da construção civil podem usar a internet para prospectar novos clientes?

Para isso você precisará de uma boa estratégia de marketing digital para construtoras.

Algumas questões externas à empresa podem fazer com que os negócios diminuam, como a crise econômica que estamos passando.

Contudo, é na crise que encontramos a oportunidade para disparar na frente dos nossos concorrentes.

Enquanto muitos retraem os esforços de marketing, existem empresas que aproveitam a situação de uma maneira positiva.

Mas por onde começar ?

Como definir as estratégias mais adequadas para identificar atrair e encantar um público?

Pois que em sua vasta maioria não está acostumado com  esse tipo de abordagem pelos meios digitais

Personas

Antes de qualquer coisa precisamos definir quem serão os perfis impactados pelas ações digitais.RF4.0 MKT MARKETING DIGITAL PARA CONSTRUTORAS Construction-Management-Sostware

A definição de persona é o retrato do seu cliente ideal e saber suas características é muito importante.

Através do persona vamos saber em quais canais você deve investir, qual tom de linguagem.

Qual frequência de publicações, quais assuntos interessam para ele e uma série de informações relevantes.

Para construir um perfil ideal devemos reunir as principais características dos seus clientes e personificá-los em um indivíduo fictício.

Logo você devemos nomear o seu persona e incluir uma foto dele para ilustrar o personagem.

Tudo para que a estratégia fique muito clara e você efetivamente atinja essa pessoa.

Então vamos imaginar que o seu persona se chama Marcelo Azevedo.

O Marcelo é um homem que tem 48 anos, casado, com filhos e tem uma empresa de assessoria Empresarial.

Seu perfil é exigente, ele sempre escolhe muito bem as empresas que decide contratar e para isso pesquisa bastante.

Ele usa o Google como ponto de partida, mas para efetivar a contratação ele vai para o LinkedIn analisar o perfil da empresa.

E também gosta de encontrar vídeos no Youtube sobre os serviços prestados.

Ele atende em um e-mail empresarial durante a semana, mas no final de semana não acessa nenhum e-mail, pois é seu tempo de ficar com a família.

Mas quando tem tempo para se entreter na internet, ele visita sites de notícias, esportes, economia, política e mercado imobiliário.

Marcelo precisa reformar a fachada da sua empresa.

E você, profissional da construção civil precisa aparecer para ele quando ele procurar por esse serviços.

Então, o que podemos fazer para atingir clientes como o Marcelo?

Presença Digital

Para ser encontrado na busca você pode trabalhar com uma campanha de Links Patrocinados, na rede de pesquisas do Google.

Capriche em seus anúncios trabalhando com extensões, boas descrições, segmentação geográficas e outros recursos do Adwords.

Ou buscar um estratégia mais eficiente e duradoura que é o SEO ( Serch energy Optmization ).RF4.0 MKT MARKETING DIGITAL PARA CONSTRUTORAS search-engine-optimization-2613847__340

Trabalhar uma estratégia de composição de palavras-chave relacionadas aos seus serviços,

Segmentando por categorias para ser altamente relevante para o usuário é o principio básico do SEO

E se estamos falando de internet não podemos deixar de fora da nossa estratégia as redes sociais.

Para as construtoras precisam estar nas redes sociais essa é uma das medidas ideais para aproximarem-se de seus clientes.

Isso, porque para estreitar laços e estimular o relacionamento estar nas redes sociais é marcar presença digital.

Como saber qual rede social utilizar, afinal?

Analise o seu negócio, o que você deseja passar para os clientes e onde eles estão.

Como dito anteriormente, pensar em público-alvo, adequação do

discurso e características da rede social é a RF4.0 MKT MARKETING DIGITAL PARA CONSTRUTORAS redes-sociais-tendencias-segundo-semestre-2016 fórmula a ser seguida.

Os discursos nas redes sociais não devem ser vazios, embora possa haver tempo até que uma linguagem efetiva possa ser construída.

 

 

Segue abaixo um resumo de algumas das redes sociais mais utilizadas e suas respectivas características de público-alvo e discurso.

Facebook 

É a rede social dos grupos, e também uma das mais versáteis, pois páginas empresariais podem ser adaptadas para dialogar com qualquer público.

Uma das preocupações deve ser estabelecer uma linguagem que seja informal e ao mesmo tempo passe a seriedade e os valores da empresa.

Instagram 

Instagram é um aplicativo e também um rede social de imagens.

Empreendimentos artísticos e empresas que comercializam bens materiais encontram facilidade no seu uso e podem se beneficiar dele.

Como citado anteriormente, nem todo o tipo de empresa consegue adaptar o discurso para uma rede onde a imagem é o principal.

Youtube

A rede social dos vídeos pode ser de grande valia para o entendimento de pontos-chave de um assunto que ficariam difíceis de explicar.

A estratégia de vídeos do mundo corporativo hoje é conquistar clientes com informações relevantes em poucos minutos.

Geralmente, os negócios que se dispõem a investir no nicho de vídeos alcançam um resultado satisfatório, desde que o material seja bem feito.

LinkedIn

LinkedIn é a rede social do networking empresarial. É onde todos os negócios deveriam estar, pois estabelece comunicação entre nichos do mercado, comunica valores e atualiza o público sobre o posicionamento empresarial da marca.

Lembre-se que o LinkedIn versará mais sobre a empresa do que sobre o produto oferecido, portanto atua como um catalisador de informações do negócio

Além de tudo isso que estamos falando, é muito importante que você tenha um bom site para receber os visitantes atingidos pelos anúncios.

O seu site vai dizer muita coisa sobre a sua empresa, pois é sua vitrine digital.

Vá alem do “Quem Somos”.

Insira categorias com os trabalhos já realizados da sua construtora, uma área de perguntas frequentes, formulário de contato e um link para o blog da empresa.

Marketing de Atração

Aliás, chegamos em uma estratégia muito importante, que é a produção de conteúdo.

Alimentar um blog da sua empresa é algo que se tornará cada vez mais imprescindível.

As pessoas querem informações sobre construção civil e você deve falar sobre assuntos com uma autoridade profissional da área.

Você pode abordar os mais diversos assuntos dentro do seu ramo de atuação, convidando as pessoas para comentar.

Então solucionando dúvidas, dando dicas e entretendo seu público.

Essa é uma ótima maneira de manter os usuários em contato com a sua empresa.

Para alinha uma boa estratégia de marketing digital para construtoras é necessário um trabalho bem elaborado, pois trata-se de um mercado muito técnico e elaborado.

O que acha?

Você está convidado a visitar a área de serviços do nosso site para conhecer mais sobre cada um deles e entrar em contato conosco.