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Quando lemos sobre marketing digital, o conceito é abordado de forma abrangente, e no final, você acaba sem saber exatamente do que se está falando.

Logo o primeiro passo para a criação de um plano de marketing digital é definir muito claramente seus objetivos e orçamento disponível.

Sem isso você estará simplesmente jogando dinheiro fora em suas ações de marketing online.

Então para ter sucesso no marketing digital é preciso identificar claramente seu público alvo, canais utilizados, padrões de utilização e outras características.

Para então poder desenvolver uma estratégia de marketing online realista e que surta efeito de verdade.

Assim o marketing digital tem como principal vantagem sobre o marketing convencional, a capacidade de mensurar o retorno por cada campanha.

Podemos saber exatamente o quanto obtivemos de retorno real em cada ação que desenvolvemos na Internet.

Dai vem a pergunta: Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

Então faço essa pergunta porque tenho visto muita gente por ai achando que está investindo em marketing digital, mas na verdade está apenas gastando dinheiro com o marketing online.

Vamos então ver a diferença entre uma coisa e outra.

A descoberta de um mundo novo

 

RF4.0 MKT Marketing Digital é Gasto ou Investimento ? estratégia-de-marketing-digital

Você pode argumentar que não tem uma estratégia de marketing digital simplesmente porque não conhece as técnicas e ferramentas necessárias para a divulgação da sua empresa na Internet.

Mas isso não é desculpa.

Assim até bem poucos anos atrás sua empresa não tinha nem computador e muito menos acesso à Internet

Mas você e seus colaboradores aprenderam a usar essa nova ferramenta para  tornar o seu negocio mais competitivo , concorda?

Por que com o marketing digital seria diferente?

Nós sabemos que ninguém melhor para conhecer sua empresa e seus clientes, do que você mesmo.

Por isso deve haver uma sintonia perfeita entre os seus objetivos e sua agência de Mkt

Ninguém conhece melhor a sua empresa do que a sua própria equipe de colaboradores.

Mas vc vai tirar eles de suas posições para ficar aprendendo e fazendo atividades que não são de sua área de atuação.

E quem vai fazer as atividades deles ?

Dividir e conquistar amigo,esse é o caminho !

A capacidade de mensuração de resultados no mundo online

Como dito anteriormente, qualquer campanha de marketing digital, seja ela e-mail marketing, links patrocinados no Google.

Ou redes sociais como Facebook ou LinkedIn, otimização para ferramentas de busca.

SEO ou qualquer outra ação online pode ter seus resultados analisados nos mínimos detalhes.

Assim ferramentas como o Google Analytics e os próprios painéis de gerenciamento de anúncios das diversas plataformas.

Podem nos fornecer o valor investido na campanha e seu retorno em termos de conversões em vendas.

Tecnologia para isso existe, o que pode acontecer é alguém não saber usar, o que é outra história.

De posse desses dados, o empreendedor poderá avaliar de forma fundamentada e correta.

E se vale a pena ou não investir em um determinado tipo de ação.

Ou até mesmo decidir qual delas terá prioridade sobre as outras.

Uma questão básica para o gerenciamento e alocação de recursos em qualquer empresa.

Você está investindo ou gastando dinheiro em Marketing Digital?

Diante de toda essa tecnologia, podemos avaliar de forma clara e fria o resultado de qualquer valor alocado para uma campanha de marketing digital.

O cálculo é simples. Quanto coloquei de dinheiro na campanha?

Quanto ela gerou em vendas?

Qual foi o resultado de vendas, menos custo do produto ou serviço mais o valor investido na campanha?

Tive lucro ou prejuízo?

Pronto, simples assim.

Se o valor total de vendas menos o custo do produto ou serviço foi superior ao valor investido na ação de marketing digital, você terá feito um ótimo INVESTIMENTO.

Por outro lado, se o resultado em termos de venda, for inferior ou igual ao valor que você investiu em sua campanha online, isso não foi investimento, foi GASTO.

Marketing digital é ROI

Marketing digital é ROI – Return of Investment. Só isso, retorno sobre o investimento feito nas campanhas online.

Se esse retorno não for positivo, você não está no caminho certo ou com a equipe certa.

Marketing digital não é veiculação.

Colocar um anúncio qualquer no Google Ads, os anúncios pagos do Google ou então no Facebook Ads, a versão do Facebook, é fácil.

O difícil é trabalhar com anúncios bem estruturados, planejados e de alta conversão.

Quando você contrata uma agência digital ou um profissional de marketing, o objetivo é trazer o que chamamos de conversão.

Ou seja, a venda de um produto ou serviço, pedido de orçamento, assinatura de um boletim informativo e outras opções.

É esse o resultado que precisa ser entregue, não apenas a veiculação dos anúncios.

Analise seus sempre seus relatórios

É comum ouvir empreendedores que, reclamam de estar investindo muito dinheiro em marketing digital e não conseguem ver o retorno.

Logo a primeira coisa que eu pergunto é se a empresa, que está encarregado de estruturar e veicular as campanhas fornece relatórios de desempenho.

Com métricas e dados sobre conversões e se ele o empreendedor está conseguindo entender e avaliar as informações enviadas.

Espantosamente na grande maioria das vezes, a resposta é não.

Logo,se você não  está entendendo os relatórios de desempenho, você simplesmente não sabe em que este dinheiro está sendo empregado.

Portanto é ai o divisor de águas para uma campanha positiva a empresa que vai prestar o serviço deve garantir que as informações encaminhadas serão compreendidas.

Nesses casos, a recomendação é simples, esclareça as informações do relatório você não é obrigado a dominar linguagem de mkt para fazer uma campanha.

Agora o seu prestador de serviço tem obrigação de esclarecer as coisas antes de simplesmente enviar relatórios caso contrário cancele o contrato.

Sem poder avaliar a eficácia do capital empregado nas ações de marketing online, não faz o mínimo sentido você continuar trabalhando com essa empresa ou profissional.

 

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