Possuímos em nosso calendário alguns períodos específicos de vendas que marcam ocasiões especiais que influenciam diretamente o comportamento de compra dos consumidores.

Por exemplo, o verão potencializa as vendas de biquínis, sorvetes e protetor solar, já no inverno, a procura é por fondue, botas, casacos, vinhos, etc.

Além das estações do ano, datas comemorativas ( Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal.)

Logo esses Eventos especiais também são fatores que influenciam na procura de determinados produtos e serviços.

Planejar estratégias direcionadas a essas datas sazonais é  importante para todos que desejam crescer no mercado de comércio eletrônico.

Com tudo esse período que antecede que você colocará suas estratégias em ação para conquistar os consumidores.

Logo uma boa administração das vendas nas datas sazonais propicia maior tranquilidade nos períodos comuns.

Mapeie os Períodos Sazonais

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O primeiro passo é conhecer os períodos sazonais que são úteis para o seu comércio.

Tanto positivo (que são as datas sazonais em si) como negativo (que são os dias comuns).

É no negativo que há o ponderamento das ações e as adaptações das estratégias são feitas.

Alguns produtos são bastante evidentes quanto a sua sazonalidade, outros, precisam de uma pesquisa mais aprofundada para identificar o melhor momento para anunciar.

Em ambos casos, é possível constatar esses períodos através da análise do seu faturamento.

Então para identificar quando houve maior movimentação e quais produtos foram procurados.

Planejamento das Ações

Após conhecer seus períodos sazonais, faça um planejamento detalhado de cada ação que será executada durante a sazonalidade positiva.

Logo as estratégias deverão ser pensadas justamente para minimizar os efeitos provocados pelos períodos de sazonalidade negativa.

Uma dica para movimentar seu e-commerce é apostar em cupons de descontos, vale-presentes, promoções e condições especiais de pagamento aliado a uma boa divulgação da campanha.

Apesar de serem ações que reduzem um pouco a margem de lucro, são formas bastante atrativas e aumentam as vendas.

E além de possibilitar vazão de alguns produtos que estão parados no estoque, permitindo que você renove o estoque da loja.

Perfil dos consumidores

Entender o perfil do seu público é o fator primordial para que as campanhas sejam eficientes, atingindo quem realmente interessa.

Logo os meios mais utilizados para divulgar suas ações são e-mail marketing e redes sociais.

Mas não descuide do seu e-commerce, também!

Além de apostar em uma plataforma profissional, personalize seu negócio para deixá-lo condizente com a campanha, para atrair os clientes.

Assim suas vendas serão maximizadas e proporcionará a eles uma boa experiência de compra.

Marketing Sazonal

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Alie tudo à uma boa estratégia de marketing.

Nesse caso, chamamos de marketing sazonal, que é específico para as vendas de produtos que variam conforme o período e, quando bem explorado.

É ótimo para potencializar as vendas de qualquer negócio.

Logo ao intensificar o uso das ferramentas de comunicação, é possível deixar sua loja em evidência.

Assim a chave do sucesso da sua campanha está na forma como você divulgará suas ações.

Portanto, valorize seu negócio e aposte em um marketing eficiente, usando as diversas mídias sociais para envolver os possíveis consumidores para espalhar seu conteúdo.

Logo aproveite ao máximo o poder das mídias para impulsionar suas vendas e aumentar o tráfico do seu e-commerce

E certifique-se de que a divulgação está sendo enviada para as pessoas certas, caso contrário, seu investimento não trará retorno.

Estoque

Antes da data, você precisa garantir que seu estoque esteja preparado para que, no dia, você não decepcione seu cliente com a falta de um produto.

As estratégias de logísticas devem estar alinhadas, evitando prejuízo.

Considere desde já os possíveis atrasos provocados pelo alto fluxo de mercadoria.

Alinhe sua equipe para dar conta desses picos sazonais e proporcione uma boa experiência para o consumidor.

Seus fornecedores devem ser confiáveis e flexíveis, suportando a mudança no volume de insumos que serão solicitados.

Plano B

Sabe-se que o correio fica sobrecarregado em datas sazonais, então, crie estratégias de logísticas para evitar prejuízo e conseguir cumprir seu cronograma.

Lembre-se que atrasos na entrega podem chatear o consumidor que aguarda ansiosamente pelo seu produto.

Tenha mais de uma opção de fornecedor, para não ficar dependendo exclusivamente de um só.

Reforce sua mão de obra contratando mais pessoas temporariamente para dar conta do alto fluxo.

Enfim, aproveite o período de planejamento para criar plano B para todas as suas ações.

Conclusão

Os períodos de sazonalidade positiva necessitam de uma atenção especial, para não deixar o cliente ter uma experiência ruim.

Afinal, estamos sempre em busca de promover uma boa experiência de compra para o consumidor.

Além disso, você consegue passar pelos períodos com um movimento menor de forma mais amena.

Essas datas comemorativas são oportunidades certas de lucrar, desde que planejadas da maneira correta.

Não se prenda somente às datas comemorativas tradicionais., porque há vários dias que lhe podem ser úteis se bem explorados.

Outro ponto importante é que você deve estar sempre analisando o desempenho do seu e-commerce e ser ágil para fazer os ajustes:

Ter flexibilidade para se adaptar aos obstáculos te leva ao sucesso na campanha.

Portanto, para obter sucesso nas suas ações, invista em um bom planejamento, mapeamento das datas condizentes com seu público.

Marketing e atendimento humanizado, assim, você promove sua marca e, consequentemente, aumenta suas vendas e seu faturamento.