A terceira onda do varejo, ou onda digital, é um termo utilizado para designar as modificações que o varejo vem experimentando nos últimos anos graças à tecnologia em geral.

Com cada vez mais transações sendo realizadas de maneira digital e com os interesses dos consumidores mudando.

Essa terceira onda gera impactos diretos em como se vende e para quem se vende.

Logo o varejo digital é formado por ondas, presenciamos a replicação das lojas físicas para o ambiente digital.

Depois, veio a era dos market places – os shopping centers virtuais.

Então, agora, vivemos a terceira onda, a da experiência unificada, em que o consumidor acessa diferentes canais para escolher um produto.

Conforme levantamento da consultoria McKinsey.

A ida ao ponto de venda impacta na decisão de compra em 40% dos casos, devido ao fato de o cliente mudar de opinião com base no que vê no local.

É grande o potencial dessa forma de consumir.

“Apenas nos próximos três anos cerca de 45% das vendas serão realizadas com a participação conjunta de pontos de venda físicos e digitais”.

O resultado é o varejista se transforma em um conector de estoques.

Pois a loja física passa a ser usada como recurso de estoque, ou ponto de retirada, ou a chamada prateleira infinita, quando incluiu os produtos de outras filiais.

Franquias e até mesmo de outras empresas.

Então, essa terceira onda também diz respeito ao oferecimento de novos serviços financeiros por parte das empresas varejistas.

É o caso dos cartões de crédito próprios da marca, assim como o oferecimento de vales para presente, por exemplo.

Então com essa nova onda, do varejo digital, os consumidores têm à disposição um número praticamente ilimitado de opções.

Além disso, esqueça o horário comercial, porque agora o consumidor pode realizar as compras que deseja no horário que lhe for mais conveniente.

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O varejo digital e as consequências no mercado de varejo

Como as mudanças são tão aceleradas e intensas, espera-se que o principal efeito dessa onda seja causar uma transformação completa.

Logo Isso significa que a terceira onda do varejo tem um grande potencial de mudar como o setor é feito de maneira definitiva e em todo o mundo.

Embora seja improvável a eliminação completa e definitiva das lojas físicas.

Existe uma tendência de que o varejo esteja cada vez mais na ponta dos dedos dos clientes e menos na loja ao lado.

Com isso, aumenta-se a disponibilidade de produtos e ofertas visando à maximização das vendas.

O novo posicionamento da marca no varejo digital

Como o consumidor mudou, a marca também precisa mudar para garantir que seus resultados continuem existindo e melhorando.

Com isso, é muito importante que a sua marca agora se preocupe em criar um relacionamento com o cliente, fazendo com que ele se decida pela compra.

Fornecer conteúdo e nutrir o potencial cliente garante uma ajuda em todo o processo de compra e aumenta a segurança na hora da decisão.

Assim, com essa nova onda, é preciso dar mais do que uma oferta, e sim uma experiência para o cliente.

O ajuste às novas mídias, como as redes sociais, também garante que a empresa possa obter resultados melhores.

É preciso que a marca se posicione de forma a se comunicar diretamente com o cliente,

Além de adotar uma postura valiosa, sendo esse o primeiro passo para um relacionamento frutífero.

A terceira onda do varejo possui impactos diretos na relação entre consumidor e varejo.

Assim fazendo com que tudo fique mais globalizado, amplo e competitivo.

Com isso, é preciso um posicionamento de relacionamento para atrair e capturar o cliente

Assim como o seu alcance em outras plataformas, como mídias sociais diversas.

Ao ajustar seu posicionamento, a sua marca é capaz de atingir os clientes de maneira mais eficiente e também de se adaptar à nova realidade.

O que você acha dessa terceira onda do varejo, a onda do varejo digital?

Como ela tem impactado sua marca?

Publicado originalmente no site http://www.administradores.com.br